terça-feira, 26 de março de 2013

Registro fotográfico

Registro fotográfico - O uso da fotografia  como material de estudo e compreensão  da interferência do homem na paisagem .
Imagem: Alana 1D
Qual  a contribuição da fotografia como estímulo à conscientização do estudante  sobre a sua interferência na paisagem? 
 registro fotográfico feito pelos estudantes é uma estratégia de estímulo à tomada de consciência ecológica  e  recurso para futuras pesquisas e análise  das transformações ocorridas no Rio Paraíba do sul, região norte de São José dos Campos, no período de 2013. 

domingo, 24 de março de 2013

Participação internacional no monitoramento da água

Monitoramento da qualidade da água do Rio Paraíba do Sul, Região Norte, São José dos Campos. SP

Certificado pela participação no WWMD

sexta-feira, 22 de março de 2013

Monitoramento da qualidade da água

Rio Paraíba do Sul - Região Norte de São José dos Campos

Em comemoração ao Dia Mundial da Água preparamos uma atividade de  monitoramento  da qualidade da água do Rio Paraíba do Sul. Os kits foram doados pela WWMC -  World Water Monitoring Challenge, que é um programa educacional e de alcance internacional para preservação e proteção dos recursos hídricos.
Monitorar a qualidade da água é uma proposta  para reflexão sobre como os nossos hábitos cotidianos interferem no meio em que vivemos e encontrar soluções através de práticas adotadas pela educação ambiental.


Monitoramos 3 pontos do rio e usamos os seguintes parâmetros para os  testes:
Oxigênio dissolvido:mede quantas moléculas de oxigênio estão presentes na água. 
pH ( Acidez):Mede se um líquido é ácido ou básico.
Turbidez ( claridade):mede a claridade da água.
Temperatura:mede o calor da água.

A participação e envolvimento  dos alunos no monitoramento é  muito importante, pois eles perceberam que a ocupação desordenada é uma das causas das alterações no ciclo hidrológico e que o grande volume de água não tratada despejado no rio todos os dias interfere na qualidade da água e causa riscos à saúde da população. 
É importante perceber que o tratamento de esgotos domésticos é uma ação estratégica fundamental e a reflexão sobre como resolver os problemas hídricos que envolvem as comunidades pode ser decisiva e depende da conscientização para uma futura mobilização.
Outro problema  que atinge o Rio Paraíba é o lixo,  resultado de uma sociedade que a cada dia consome mais. A questão do lixo está diretamente ligada ao modelo de desenvolvimento que vivemos, vinculada ao incentivo do consumo, pois  adquirimos coisas que não são necessárias, e tudo que consumimos produz  impactos na natureza.
Somos responsáveis por tudo aquilo  que fazemos todos os dias e a  cada  novo dia de nossas vidas, nossas ações  terão uma consequência ao longo do tempo, seja na sustentabilidade do planeta, nas questões sociais e até mesmo em nossas próprias vidas.
Morador da região norte que pesca no rio há muito tempo
Aprender a ser cidadão é entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade,  responsabilidade. Aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na escola,  na comunidade e com a vida do planeta.

Disciplinas envolvidas: Geografia e Química
Imagens: Gabriel Sales, 1A
Apoio: WWMC - World Water Monitoring Challenge  

terça-feira, 19 de março de 2013

Você têm sede de quê?

Ler o mundo - “A leitura do mundo precede a leitura da palavra” (Paulo Freire)



Dizem que a água do planeta Terra está diminuindo. Ela vai acabar um dia? Existe previsão de quando isso vai acontecer? O que está sendo feito para resolver a situação?



Eslováquia
Filipinas

China
França

Brasil
Argentina - Buenos Aires
Macedônia
Dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio: isso é tudo o que forma uma molécula de água – um dos compostos químicos mais simples e mais importantes para a nossa vida. 
Ela serve para beber, cozinhar, tomar banho, limpar a casa, produzir energia e uma infinidade de outras coisas. 
Mas, diante das preocupantes previsões da ONU de que “Quase metade da população mundial estará vivendo em áreas com grande escassez de água até 2030”,  estudar sobre a água, é  sem dúvida, uma das questões mais urgentes sobre a vida no planeta.


Leitura do Texto: A água na terra está se esgotando? Professor Pedro Jacobi, USP 
Imagens: coordenadores ENO PROGRAMME 

segunda-feira, 18 de março de 2013

Começa a Eletiva Água



A eletiva Água nasceu da reflexão sobre a preocupação que temos em preservar os recursos naturais, principalmente pela  comprovada escassez e comprometimento das reservas que, antes, se imaginava serem inesgotáveis. Discutimos com os alunos a importância e necessidade de cooperação para o manejo mais eficiente dos recursos hídricos e a  difícil tarefa de mudar nossos hábitos de consumo que impactam diretamente nos recursos do planeta.



Cuidar da água é uma questão de sobrevivência, depende da decisão e da ação de cada pessoa.
A proposta da eletiva é propiciar uma aprendizagem significativa a fim de que estudantes possam atual criticamente com responsabilidade nas diferentes situações e segmentos em que estão inseridos. Construir diferentes situações de aprendizagem que  sensibilizem os alunos  para a mudança de atitudes e hábitos,  principalmente, quanto ao uso consciente da água. Refletir sobre a relação homem natureza e fazer um estudo sobre relação das pessoas com   o Rio Paraíba do Sul. 

Junte-se a nós!!